A Cisco Systems Inc. (NASDAQ:CSCO) planeja realizar uma nova rodada de demissões, seguindo a decisão de cortar cerca de 4.000 empregos em fevereiro. Essa ação faz parte de um esforço estratégico para redirecionar o foco da empresa para áreas de rápido crescimento, como inteligência artificial e segurança cibernética, em resposta à desaceleração nos gastos corporativos com tecnologia.

A Cisco Systems Inc. também é negociada na B3 através da BDR (BOV:CSCO34). As ações negociadas na B3 fecharam em alta de 1,02% na segunda-feira, a um último preço de R$ 50,68 reais.

Apesar de ter quase 85.000 funcionários no final de seu ano fiscal de 2023, a Cisco se junta a outras grandes empresas de tecnologia, como Intel (BOV:ITLC34) e Dell (BOV:D1EL34), que também estão cortando empregos devido à demanda desigual no setor. Embora os investimentos em IA tenham impulsionado o crescimento em algumas áreas, gigantes tradicionais da tecnologia como a Cisco não têm colhido os mesmos benefícios.

Os novos cortes de empregos podem ser anunciados já na próxima quarta-feira, quando a empresa divulgará os resultados do quarto trimestre, segundo fontes da Reuters. Há preocupação crescente de que os gastos com IA possam não gerar retorno significativo a curto prazo, o que tem afetado o desempenho da indústria de tecnologia em geral.

O CEO Chuck Robbins está conduzindo uma transformação estratégica na Cisco, visando posicioná-la como uma provedora de serviços de rede e software, em vez de uma empresa dependente de vendas de hardware. A Cisco também busca aproveitar o boom da IA, que tem sido altamente lucrativo para empresas como a Nvidia (BOV:NVDC34).

Cisco Systems (BOV:CSCO34)
Historical Stock Chart
From Dec 2024 to Jan 2025 Click Here for more Cisco Systems Charts.
Cisco Systems (BOV:CSCO34)
Historical Stock Chart
From Jan 2024 to Jan 2025 Click Here for more Cisco Systems Charts.