A fundação Getúlio Vargas divulgou recentemente a retração do ritmo do IPCA-15 para +0,38%, tal queda no ritmo foi propiciada pelos setores de alimentação e remédios, embora não tenham conseguido atenuar a alta do índice a ponto de evitar com que ele rompesse a meta estabelecida pelo governo para 12 meses.

A tendência demonstrada anteriormente pelo setor de alimentação pôde mais uma vez ser verificada pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), o segmento de alimentos registrou queda de 0,41% (na avaliação da segunda quadrissemana) para 0,20%. Assim como esta divisão, os setores de Saúde e Cuidados Pessoais; Educação, Leitura e Recreação; e Vestuários, que compõem parte do IPC-S, também experimentaram redução do ritmo de alta.

Por outro lado, os grupos de Transportes, Habitação, Comunicação e Despesas Diversas tiveram a alta de seus preços ainda mais elevada na terceira quadrissemana. A aceleração dessas altas é atribuída ao nível elevado de inflação vivido pela economia brasileira, diminuindo o poder aquisitivo dos brasileiros.

O IPC-S sofreu redução no seu ritmo de alta de 0,43% (na segunda quadrissemana) para 0,37% nesta terceira quadrissemana de junho.

O índice da BM&FBovespa, o Ibovespa (BOV:IBOV), encerrou o pregão em queda de -2,32%, aos 45.965 pontos.

Revista ADVFN

Uma revista com novos conhecimentos,

que ensinam a acumular capital com mais calma e sabedoria.

Clique aqui

Índice Bovespa
Index Chart
From Jul 2024 to Aug 2024 Click Here for more Índice Bovespa Charts.
Índice Bovespa
Index Chart
From Aug 2023 to Aug 2024 Click Here for more Índice Bovespa Charts.