A Uber (NYSE:UBER) está lançando sua plataforma de carona em Israel enquanto continua sua expansão global. A medida marca um retorno a Israel, um mercado que o Uber operou brevemente alguns anos atrás, antes que os rivais se unissem para desafiar seu modelo de negócios.

Milhares de motoristas já aderiram à plataforma Uber em Jerusalém e Tel Aviv, de acordo com um relatório da Reuters. Além do serviço regular de táxi, os motoristas da plataforma Uber em Israel também oferecerão um serviço de compartilhamento de caronas que permite transportar vários passageiros ao mesmo tempo.

A Uber retorna a Israel com uma nova cartilha que funcionou bem para ela em outros países. A empresa trabalhará com operadoras de táxi existentes em vez de contratar motoristas particulares e aceitará motoristas de táxi independentes e motoristas de empresas.

As ações da Uber subiram mais de 5,5%, para US$ 22,52 em 5 de julho. No entanto, as ações ainda caíram quase 50% no acumulado do ano.

Por que o Uber falhou em Israel em 2017?

Em sua tentativa inicial de operar em Israel em 2017, o Uber durou apenas brevemente. O uso de motoristas particulares gerou reclamações de sindicatos e empresas de táxi, que o acusaram de operar sem as devidas licenças. Como resultado, um tribunal ordenou que a Uber interrompesse seus serviços.

Em Israel, os motoristas precisam de uma licença especial para dirigir um táxi. Além disso, os operadores de táxi são obrigados a ter seguro para os passageiros. Os motoristas particulares que o Uber contratou em sua incursão inicial não possuíam esses requisitos, fornecendo motivos para os rivais desafiarem seu modelo de negócios. Com as questões de carteira de motorista e seguro abordadas agora, o palco está montado para a Uber enfrentar Gett e Yango no mercado de caronas de Israel.

O novo manual da Uber depende de operadores de táxi

A Uber adotou uma nova estratégia depois que seu modelo de operação com motoristas particulares enfrentou resistência em alguns mercados. Está fazendo parceria com operadoras de táxi para evitar problemas enquanto trabalha para expandir sua presença global. A nova cartilha que a Uber introduziu em Israel já está em uso em vários países da Europa, incluindo Itália, Espanha, Alemanha, Áustria e Turquia. Além disso, a Uber trabalha com operadoras de táxi em São Francisco e Nova York. O objetivo da empresa é trazer todos os táxis para sua plataforma até 2025.

A classificação de consenso das ações UBER entre os analistas é uma compra forte (strong buy), com base em 26 classificações Buy e duas Hold. O preço-alvo médio da UBER de US$ 48,23 implica mais de 114% de potencial de alta em relação aos níveis atuais.

A Uber também é negociada na B3 através do ticker (BOV:U1BE34).

Por Swati Goyal

Uber Technologies (BOV:U1BE34)
Historical Stock Chart
From Nov 2024 to Dec 2024 Click Here for more Uber Technologies Charts.
Uber Technologies (BOV:U1BE34)
Historical Stock Chart
From Dec 2023 to Dec 2024 Click Here for more Uber Technologies Charts.